terça-feira, 3 de agosto de 2010

Manaus apresenta projetos de mobilidade urbana para a Copa


Monotrilho de Manaus é um dos projetos de mobilidade para a Copa (crédito: Divulgação)

 




Jackeline Farah - 
Manaus - Portal 2014
postado em 03/08/2010 12:35 h
atualizado em 03/08/2010 12:40 h
Representantes das secretarias de esporte do Amazonas e da prefeitura de Manaus estão em Brasília para apresentar os projetos de mobilidade urbana da cidade para a Copa de 2014. De acordo com o secretário de Esportes de Manaus, Fabrício Lima, foi realizado um sorteio para a ordem de apresentação entre as cidades-sede. Manaus será a primeira a expor seus projetos não só na área de mobilidade, mas em tudo o que está sendo desenvolvido para a realização da Copa na capital amazonense, afirmou Lima.
Entre os projetos a serem apresentados está o sistema BRT (Bus Rapid Transit), que criará vias especificas para ônibus. “Estamos estudando fazer essas vias em sentindo contrário para evitar que os carros particulares invadam a rota dos coletivos, a exemplo do que foi feito na África e na França”, disse Lima. Segundo o secretário, o BRT é 90% mais barato que um metrô de superfície, por isso a opção da prefeitura de Manaus em investir no projeto.
Além da mobilidade urbana, Manaus também vai apresentar o trabalho de reestruturação que vem sendo desenvolvido no centro da cidade para retirada de camelôs e ainda a reforma e ampliação do Porto e Aeroporto Internacional da cidade. “Estamos esperando a liberação das verbas, serão R$ 90 milhões para o Porto e R$ 372 milhões para o Aeroporto Eduardo Gomes. A Caixa Econômica é quem vai financiar estes valores”, disse Lima.

A arena da Amazônia também terá destaque na apresentação. Com os avanços na demolição do Vivaldo Lima a meta é que até novembro o novo estádio comece a ser erguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário